terça-feira, 31 de agosto de 2010

Meu violão elétrico não funciona mais


Pois já tenho o que fazer no fim de semana. Descobri há poucos dias que meu violão elétrico não transmite mais sinal para a saída de áudio, ou seja, mesmo plugado num devido amplificador ele permanece em silêncio. E agora, onde poderia estar o problema ?
Visitei um grande amigo, profissional da área de engenharia elétrica, e reviramos o instrumento por inteiro. Testamos todas as possibilidades e somente o captador de som poderia estar apresentando defeito, já que por motivos óbvios era a unica peça que não estava correspondendo à sua função. Bem, que azar, prejuízo à vista.
A peça mais complexa para ser substituída, e além de ser interna ainda há a questão da qualidade para o novo captador a ser instalado. Eu mesmo poderia fazer o conserto comprando a peça em uma loja do ramo, mas como descobrir se realmente é este o problema ? Trata-se de uma peça que irá custar quase metade do valor do instrumento. Algum luthier (profissional de manutenção de instrumentos musicais) me passaria este simples diagnóstico sem querer me cobrar uma hora técnica ? Dificilmente. Os profissionais dos dias de hoje estão tão profissionalizados que dentistas não elogiam o seu sorriso fora do expediente e veterinários já te adiantam o valor da consulta antes mesmo de perguntar qual o problema do seu cachorro. Resumindo, ninguém faz mais nada de "graça".

Inevitavelmente, lembrei de uma situação recente, com origem e desfecho totalmente diferentes mas que me levou à mesma reflexão:

Outro dia perguntei ao meu barbeiro, elegantemente, se eu poderia passar de vez em quando no salão somente para aparar a barba, somente com máquina, no rosto. Coisa rápida, mas que necessita de manutenção a cada 3 ou 4 dias. Pois bem, para minha surpresa ele comenta que um outro cliente faz este procedimento e paga R$ 5,00 pelo serviço duas vezes na semana. Argumento duvidoso e absurdo, pois o suposto cliente perderia mais tempo procurando o dinheiro na carteira do que o cabelereiro fazendo o serviço. E estamos falando de dois clientes fiéis, ele e eu. Bem, fiz de conta que não ouví o comentário e não mencionei mais nada.
Alguns dias depois, lembrei que ao lado do meu trabalho, em uma cidade a 15 km daqui porém já com ares de interior, havia uma barbearia. Entrei e solicitei o serviço para o único atendente e dono, sendo que nunca havíamos nos visto na vida. Prontamente atendido, com o devido capricho, levamos menos de 1 minuto para finalizar. Já bem satisfeito, perguntei-o quanto lhe devia e para minha surpresa este senhor responde:
"- Não tenho como lhe cobrar isto, não teve custo nenhum. Podes vir sempre que precisar."

Talvez o mundo ainda tenha solução, o capitalismo não está enraizado em todos os lugares. Por enquanto.

Um comentário:

  1. Boa tarde. sou o Edu Pinheiro Luthieria e Eletrônica. Ainda existem sim no mundo pessoas que fazem orçamentos sem compromisso, eu mesmo no seu caso aceitaria perder 1 hora para analisar o seu instrumento sem cobrança nenhuma, mas da mesma forma que aceito fazer isso entendo que uma contrapartida seja dada ou seja se o custo é menor que a aquisição de um item novo então ele deve ser autorizado.
    Agora em relação à uma manutenção corretiva na sua barba eu concordo que haja uma mínima cobrança, já imaginou você gasta somente 1 barba e fica mantendo ela eternamente aparada? Ou no mínimo combinar que o barbeiro fará isso por 2 ou 3 semanas, na quarta semana vamos pagar uma nova barba completa, certo? Forte abraço.

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