Sempre questionei a necessária existência de pedágios em nossas estradas e rodovias. Pedágios intermináveis. Não há outro lugar no Brasil com tantos pedágios como no RS. Pedágio passa a ser um ponto de passagem que recolhe tarifas de transeuntes motorizados a fim de reverter em manutenção e melhorias da própria estrada. Porém, pedágios normalmente são considerados como minas de ouro neste país de palhaços que não cansam de pagar impostos, tarifas, taxas e etc. O posto de pedágio é entregue aos cuidados de uma empresa, e qual o objetivo de toda e qualquer empresa ? Auferir lucro.
Recentemente em uma visita técnica ao porto de Rio Grande com a minha faculdade, o guia de uma das empresas de transportes e logística nos justificou uma das principais vantagens do transporte fluvial: pedágios.
Do sul do estado até Santa Catarina, segundo ele, são 4 praças de pedágio. E de Santa Catarina até o Rio de Janeiro ? Apenas uma. Somente um ponto de pedágio.
Recentemente em uma visita técnica ao porto de Rio Grande com a minha faculdade, o guia de uma das empresas de transportes e logística nos justificou uma das principais vantagens do transporte fluvial: pedágios.
Do sul do estado até Santa Catarina, segundo ele, são 4 praças de pedágio. E de Santa Catarina até o Rio de Janeiro ? Apenas uma. Somente um ponto de pedágio.
Pois bem, tive o privilégio de ir passear na cidade de Gramado, em nossa querida e idolatrada serra gaúcha, como normalmente fazemos todos os anos. Neste percurso, em torno de 90km, são dois pontos de pedágio para ir e dois para voltar, totalizando assim R$18,20 ; somente para a permissão de trafegar nas rodovias. Há de se considerar toda essa "conspiração" antes de programar um passeio com a família.
Seguindo, agora os visitantes de Gramado já tem mais um valor a desembolsar para visitar a cidade. Sim! Gramado chegou à era do parquímetro ! Inúmeros "laranjinhas" percorrem as ruas com prancheta, caneta e troco, vendendo bilhetes para estacionar. Além destes funcionários, a cidade conta com um moderníssimo sistema digital para cadastrar a vaga em que a pessoa estacionou, sendo que quando esperava a minha vez de usar o equipamento, uma senhora muito elegante, uma madame, estava encantaaaaada com tamanha tecnologia nos dias de hoje!! Foi nesse momento que desistí de prestar qualquer reclamação na secretaria de turismo, pois seria capaz de passar vergonha e ser chamado de miserável por não querer pagar R$1,20 por hora estacionada. Há vagas demarcadas e numeradas na rua, um profissionalismo de dar inveja a qualquer Safe Park.
Ah, mas a melhor parte vem a seguir. Ao estacionar o veículo, o motorista deve informar ao laranjinha quanto tempo pretende ficar estacionado. Se eu informar 1 hora, pago por ela e devo retirar o veículo em até 2 horas no máximo, ou ganharei uma notificação de R$9,00. Para deixar o carro no olho da rua, em pleno feriado.
Resumindo, não tenho nem o direito a deixar o veículo estacionado e pagar pelo devido tempo utilizado quando quiser ir embora; devo programar o meu passeio em função do horário registrado do estacionamento se não quiser desembolsar outra tarifa.
Me informou o laranjinha que trata-se de uma empresa, ou seja, não é da prefeitura, é uma empresa terceirizada. A administração da cidade vendeu a uma empresa o direito de exploração da via pública.
Um kikito para a administração da cidade, mas não de bronze nem de chocolate.
Um kikito de jiló.
Seguindo, agora os visitantes de Gramado já tem mais um valor a desembolsar para visitar a cidade. Sim! Gramado chegou à era do parquímetro ! Inúmeros "laranjinhas" percorrem as ruas com prancheta, caneta e troco, vendendo bilhetes para estacionar. Além destes funcionários, a cidade conta com um moderníssimo sistema digital para cadastrar a vaga em que a pessoa estacionou, sendo que quando esperava a minha vez de usar o equipamento, uma senhora muito elegante, uma madame, estava encantaaaaada com tamanha tecnologia nos dias de hoje!! Foi nesse momento que desistí de prestar qualquer reclamação na secretaria de turismo, pois seria capaz de passar vergonha e ser chamado de miserável por não querer pagar R$1,20 por hora estacionada. Há vagas demarcadas e numeradas na rua, um profissionalismo de dar inveja a qualquer Safe Park.
Ah, mas a melhor parte vem a seguir. Ao estacionar o veículo, o motorista deve informar ao laranjinha quanto tempo pretende ficar estacionado. Se eu informar 1 hora, pago por ela e devo retirar o veículo em até 2 horas no máximo, ou ganharei uma notificação de R$9,00. Para deixar o carro no olho da rua, em pleno feriado.
Resumindo, não tenho nem o direito a deixar o veículo estacionado e pagar pelo devido tempo utilizado quando quiser ir embora; devo programar o meu passeio em função do horário registrado do estacionamento se não quiser desembolsar outra tarifa.
Me informou o laranjinha que trata-se de uma empresa, ou seja, não é da prefeitura, é uma empresa terceirizada. A administração da cidade vendeu a uma empresa o direito de exploração da via pública.
Um kikito para a administração da cidade, mas não de bronze nem de chocolate.
Um kikito de jiló.
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